Procure aqui…
Topo
Dúvidas

#Dúvidas : Por que e como parar de tirar as cutículas?

Eu nem sabia que isso era possível e nem que era tão comum antes de entrar nesse mundo de blogs sobre esmaltes: não, você não precisa tirar as cutículas para que suas unhas e esmaltação fiquem lindas!

Pelo contrário! Já faz uns 2 anos que não as tiro mais e vou tentar te convencer a parar com esse hábito horrível e que só pode te fazer mal!

Aqui NÃO!

Vamos ao porque é melhorar parar com isso:

As cutículas são a proteção da unha e tem a função de evitar a entrada de microorganismos e bactérias que podem causar irritação ou alergia, por isso não é certo tirá-las totalmente.

Sabe aquelas manchinhas brancas que surgem de vez em quando na unha (minha mãe falava que isso era sinal de que eu iria ganhar um presente em breve) então, essas machinhas aparecem quando a unha sofre algum trauma. Tirar as cutículas pode danificar a matriz da unha causando essas manchas e ainda deixá-la enfraquecida e quebradiça.

Aqui no Brasil esse é um hábito que começa desde cedo – quando eu falo que não tiro a cutícula, todo mundo quer ver como ficam minhas unhas e se impressionam por elas estarem saúdáveis e não atrapalhar a esmaltação.

Mas em outros países isso não existe, não é comum tirar as cutículas.

Isso tudo não quer dizer que você deve abandonar o alicate, esperar elas crescerem e tacar o esmalte por cima. Isso não vai dar certo!

 

O que você precisa é aprender a cuidar delas e seguir duas regras básicas: hidratar e empurrar (com carinho hein!).

Quando comecei, eu usava bastante o Mira Cuticle da Avon. TODAS as noites antes de dormir ia passando, massageando a cutícula e a empurrando com cuidado.

No banho, após um tempo, quando ela já estava um pouco amolecida eu ia empurrando ela também (assim aquelas pelinhas mortas já iam pelo ralo!).

Quando eu sentia minha mão ressecada, passava algum hidratante.

Antes de passar o esmalte, também é preciso dar uma empurradinha nela para facilitar na hora de limpar os cantinhos – eu gosto de lavar as mãos e debaixo da torneira ir empurrando de leve, seco a mão e corro pro esmalte!

 

Isso tudo não é sinal que você vai passar o dia todo empurrando a cutícula! Esse processo tem que ser cuidadoso para também não machucá-la. O objetivo é evitar aquelas pelinhas soltas que as vezes até machucam, porque a cutícula pode  grudar na unha e conforme o crescimento da mesma, ela pode se romper.

Hoje em dia minhas cutículas estão acostumadas a não serem agredidas e se comportam mais! Alem de que esmaltar agora é muito mais rápido.

Algumas pessoas tem mais dificuldade de parar, mas existem muitos produtos específicos para isso e eu aconselho você a testar porque cada uma acaba preferindo um.

Eu não dispenso mesmo o Mira Cuticle (1), mas tenho também outro Creme para Cutículas (2) e a Vitamina C para cutículas (3) da Avon:

Produtos Avon para cutículas

Outros queridinhos (que eu não tenho nem nunca usei – ainda) é a cerinha da Granado (1), a cerinha da Fina Flor (2) canetas de hidratação de cutículas (3) e Bepantol (4):

Outros Produtos para cutícula

Tenho esse creme da Dote também. Ele tem um cheiro delicioso e também é muito bom!

Creme Dote

A variedade de produtos é gigantesca! E vou reforçar que vale muito a pena parar de tirar as cúticulas!

Então vamos lá meninas? Desafio vocês a pararem de tirar as cutículas! Hora de pensar na saúde! E garanto que as potinhas dos seus dedos ficarão muito mais bonitas e saudáveis!

assinatura

«

»

30 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Gigi

Poxa, eu queria parar.. sempre hidrato e faço de tudo, mas os cantinhos das minhas unhas precisam de alicate.. e a pele de cima, msm já saindo bem mais sozinha, tem vezes que resseca demais e demais e precisa de alicate tbm….
é uma pena, mas ainda não rolou… já diminui muito de tirar, as vezes, qdo elas estão comportadas, consigo fazer umas 3/4 esmaltações só mantendo, mas ai elas gritam….rs…

bom, espero q mais pessoas tenham sucesso!!!

Bjukas!!

Helen Bezerra

Postagem perfeita amada!!
Eu nunca, serio mesmo nunca usei alicate acredita!
Só hidrato!
Beijos

Kassiane Morales

Faz tempo que eu parei de tirar as cutículas, eu digo pra todo mundo que conheço qe não se deve tirar cutículas mais ninguém me ouve 😡 não desisto o/

beijos!

Tha - Unhas&Cores

Ótimo post, Jake! Quanto mais blogueiras incentivarem o não uso do alicate, melhor!
Já usei todos esses produtinhos que você mencionou. Atualmente, a cerinha da Granado e o Mira são meus melhores amigos.

Quando apareciam essas manchas brancas na minha unha, minha mãe dizia que eu tinha que esperar chegar até a ponta, cortar o pedaço da unha com a mancha, e coloca-la no bolso do meu padrinho. Assim ele me daria dinheiro kkkkkkkkkkk
Cada coisa que as mães inventam rsrs

Bjs!

@ThayFo

Eu nunca tirei (e nem pretendo tirar) minhas cutículas, então elas são muuuuito fininhas, só se olhar de pertinho que dá para reparar. Nunca tirei justamente por ter receio de deixar minhas unhas fracas, mas não pretendo tirar nunca para elas não crescerem depois.
Adorei as dicas e também sou super a favor de divulgar que tirar cutícula realmente NÃO É NECESSÁRIO, Jake. Q adianta ter uma unha bonita mas que quebra rápido, pq é fraca?!

beijinhoooos!
=)

Aline de Carvalho

Adóoooro esse creme da Dote, o Mira amo de paixão, a cerinha usei um tempo e acabei largando mão, o vitamina C carrego na bolsa, tem um que pareceo Mira, da Passe Nati que é incrível também, mas só achei uma vez… Não tiro há 1 ano, mas como tenho unhas beeem curvas e cantinhos laterais beeem fundos, de tempos em tempo, tipo uma vez por mês, preciso dar uma tiradinha com alicate nas laterais pq a pele endurece e prende na toalha eee machuca, o dedo incha, uma coisa.. =/ Super recomendo, as mãos agradecem esse cuidado, esse carinho…óleos… Leia Mais »

Thalita Oliveira

Jake AMEI o post, anotei as dicas e vou usa-las sem duvidas!
Vejo muitas unhas lindas em blogs e vejo que muitas não tiram mais as cuticulas!
Obrigada mais uma vez pela ajuda

Sissi

Eu sempre tirei e pesquisando o assunto na internet cai no seu blog, muito bacana. Me convenceu a pelo menos tentar a parar de tirar. Depois volto para conta o resultado. Bjos

Bia;)

Oii…adorei seu blog e o post.
A um tempo entro em blogs com esse assunto. Realmente me convenceram a parar de tirar, só que quando eu paro, começa uma agonia que não consigo parar. Volto a tirar novamente. Vou fazer mais uma tentativa.. quem sabe dessa vez funciona. Acaba que eu esqueço de hidratar todo tempo e fica ressecada, acabo tirando. Nas minhas tentativas, diminuio bastante as cutículas. Sei que dessa vez vai ser mais fácil. Com as tentativas frustadas de parar, diminuio bastante….

Volto para contar.

Isabelly

Nossa , mto obrigada , tenho que adimitir que tenho 13 anos e sou mto louca por unhas hehe ..
Tenho sim mania de tirar cutícula , e no dia-a-dia eu venho percebendo que ficam umas “pelinhas” qque me irritam e MUITO , vo cuidar melhor das minha queridas depois dessa dica …. Brigada me ajudou muito

PS: Vooce tem um jeito ótimo de explicar essas coisas adorei…

Rebeca

Vou cuidar melhor das minhas!
Não gosto de tirar, mas não via outro jeito! Sem falar que não sei usar o alicate muuuito bem, o que causa “estragos” maiores…

Monique de Oliveira

Eu tiro as cutículas desde os 12 anos de idade mas gostaria de parar, as vezes eu me machuco d+, e fiquei admirada em saber que alguém tira cutículas desde os 13 anos e hoje a 2 anos não tira + , fiquei muito curiosa para ver as suas unhas , mostra pra gente posta uma foto, isso com certeza vai me incentivar ainda +!!!

Pati

Boa tarde flor…conheci seu blog tem pouco tempo e me apaixonei….
Mas é inacreditável você não retirar as cutículas, será porque você já tinha pouca cutícula? Pergunto porque eu tenho cutículas demais. E dos pés você também não tira?

Mari Souza

Eu queria parar de tirar as cutículas… Devido a anos de um terrível hábito de roer as unhas até ficar sem nada, ainda tenho os dedos e as unhas bem frágeis e qualquer coisa machuca, ou seja: sempre que tiro a cutícula, os dedos ficam doendo. O problema é que me dá nervoso não tirar. Minha cutícula gruda na unha e se eu não meto o alicate ela fica medonha, se rompe e levanta pelinhas, fica um nojo mesmo! Alguma dica pra isso? Uso hidratante e tudo mais, mas não resolve muito…

mayara martinez

oi jake eu amei suas dicas, eu acabei de entrar para esse mundo de viver sem tirar a nossa querida cutícula, so que eu tenho um grande problema mesmo eu hidratando (passo o óleo da risqué um vidrinho azul e o mira cuticle da avon) elas ficam grossas e nas pontas do dedo a pele é bem grossa tem algum outro produto que você pode indicar ? Tem alguma coisa que eu possa fazer para essa pele grossa ficar mais fina ? beijoss adoro seu blog

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!