Procure aqui…
Topo
Dúvidas Esmaltes Importados Esmaltes Nacionais

#Dúvidas: Usar ou não usar esmalte vencido?

Este post será apenas informativo. Não tem objetivo nenhum de mudar seus hábitos e nem te convencer do que é certo ou errado ok!?

Vamos lá! O post é longo, mas muito interessante. Então pegue a pipoca e leia:

Uma dúvida que sempre tive e vejo muita gente preocupada, meio sem saber o que fazer, é se devo ou não usar os esmaltes vencidos. Com mais de 300 vidrinhos é quase impossível usar algum até o final. O tempo acaba passando e consequentemente alguns chegam a sua data de validade. Mas olhando para todos eles, vejo que muitos que nem venceram ainda (considerando a data da embalagem) estão em péssimo estado assim como alguns que já venceram estão perfeitos.

Minha coleção de esmaltes

Vocês sabem que cada país tem seus costumes, suas regras e leis. E na área de esmaltes não é diferente. Vocês já chegaram a notar que a maioria de esmaltes importados não tem data especifica de validade? Pelo menos não uma data no formato mês/ano. Eles tem o que chamamos de PAOPeriod After Opening (traduzindo: período depois de aberto). O PAO é informado em meses, normalmente dentro de um potinho com tampa aberta:

Simbolo Validade Esmaltes

Isso porque as empresas desses países calculam a validade do produto a partir de quando a embalagem é aberta. Pois é a partir desse momento que o esmalte começa a entrar em contato com o ar, ou seja, é a partir dai que a fórmula começa a sofrer com as interferências desse contato e também podendo ou não ser contaminada.

Aqui no Brasil seria difícil adotar esse padrão. A maioria das lojas vendem os esmaltes sem proteção nenhuma, e sempre tem alguém que abre o esmalte pra dar uma testadinha ou ver a cor real. Isso não é correto, eu NUNCA faço isso! Não façam mais, certo meninas?!

A Anvisa (Agencia reguladora que também cuida da fiscaliação das empresas de cosméticos no Brasil) estipula a data máxima para validade dos esmaltes de 3 anos e ponto final! Não há exceções.

Eu recomendo que mesmo dentro da validade, se o esmalte estiver com cheiro estranho ou a fórmula não estiver legal, a pessoa não o use mais. Isso porque o esmalte que muda o cheiro pode indicar algum tipo de contaminação ou alteração significativa na fórmula. Esmaltes muito velhos ou grossos também não tem muita utilidade, já falamos isso no post sobre as bolinhas no esmalte!

Decantar é outro assunto que já tratamos no blog também não é!?

Minha coleção de esmaltes

EU (eu disse EU) uso o esmalte se ele estiver vencido e não apresentar alterações (cheiro, consistência). Mas isso depende de cada uma. Assim como as possíveis consequencias dessa opção são de responsabilidade (e afetarão) somente quem se arriscou.

Como eu tenho uma amiga química, a Thaloka Thaisa do Esmaltha, pedi a ela que nos contasse alguma coisa que ela soubesse sobre o assunto. Porque cá entre nós, cada um diz uma coisa nessa internet! Olha que fofa… ela explicou bonitinho:

A validade dos esmaltes está relacionada ao tempo que ele consegue cumprir seu papel: o de esmaltar as unhas.
As empresas brasileiras ainda colocam data de validade (mês/ano), o que é errado, já que é possível esmaltar as unhas com estes esmaltes após o prazo dado no rótulo. Já vimos muitas meninas dizendo que usaram esmaltes vencidos e que ainda estavam em perfeito estado, não é?
As empresas gringas (algumas) colocam apenas a data de fabricação e a informação de que o produto é válido até três anos após a data em que ele foi aberto pela primeira vez. Por quê? Porque quando fabricado, o vidro de esmalte vem com um “lacre de fábrica”, ou melhor dizendo: fechado. Toda vez que o vidrinho é aberto, entra ar dentro dele, contaminando o esmalte com poluentes do ar e, além disso, o solvente do esmalte, que é muito volátil, evapora com o tempo. Sem solvente, o esmalte fica “duro”.

Daí a gente consegue entender porque alguns esmaltes endurecem antes do prazo de validade apresentado no rótulo. Muitos lugares vendem esmaltes no blister (mais recomendável), mas muitos outros lugares tiram os esmaltes do blister e colocam em prateleiras, o que facilita visualizar as cores. Porém, muitas pessoas abrem os vidrinhos pra ver a cor do esmalte fora do vidrinho, ou pra ver como é/está o pincel (achatado, descabelado, etc). Nesse processo, o esmalte já perde um pouco da sua qualidade: perde solvente e é contaminado por poluentes do ar. e Se muitas pessoas fazem a mesma besteira de abrir o vidrinho, ele vai se desqualificando ainda mais. Por essas e outras, eu sempre pego os vidrinhos de trás da prateleira, que eu tenho quase certeza que ninguém mexeu.

 

Obrigada Tha!!!! Ela ainda deu sua dica:

A última dica é: quando for esmaltar as unhas, tenha o cuidado de não esquecer o vidrinho aberto caso ocorra algum intervalo na sua esmaltação (tempo de espera para secar camadas, atender telefone, ver o que está passando no plantão da globo ou o gol do Neymar, etc.)

 

Só mais uma coisa muito importante: Quando forem se desfazer de algum esmalte, nunca o joguem em água corrente (pia, descarga) ou no solo, os corantes e solventes do esmalte podem contaminá-los! Jogue o esmalte num papel, espere secar e jogue no lixo RECICLADO!

Não quero ninguém reclamando que eu disse que podia usar esmalte vencido e o bendito te deu reação hein! 😛

Me contem o que acham sobre isso. Desabafem aqui nos comentários!

 

Assinatura

 

 

 

«

»

53 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Wenia Saldanha

Amei as dicas!!!E a participaçao da Tha foi otima!Adoreiii
Muito bom saber mais sobre o assunto…se o cheiro e a consistencia estiverem ok eu uso tambem,sem problemas!Nunca tive reação nenhuma…
Bjusssssssssss

Bruna Lopes

Nossa muito bom o post.
Tbm uso o esmalte vencido se a consistência estiver boa e o cheiro tbm, nunca tive nenhuma reação.
Já joguei muitos foras q nem estavam vencidos, mas o esmalte em si estava péssimo.

Bjoo

Bruna Lopes

Eu tirei uns 50 na minha ultima arrumação, e a maioria nem tava vencido rsrs
Limpei alguns vidrinhos, mas para isso não tenho muita paciência..
Se arrisca sim, ficam lindos..

Bjoo

Thaloka :D

Bom demaaaais ficou seu post, Jake!!! Muito importante você ter falado sobre o esmalte não apresentar alterações, isso também é interessante na hora de pensar se pode ou não usar o esmalte “vencido”. Alguns esmaltes mudam de cor com o tempo (principalmente roxo neon e magenta). Já vi muitas usarem o esmalte mesmo assim, mas eu não uso não hahaha! Isso se dá por alguma reação química com o pigmento do esmalte; nunca pesquisei ou estudei sobre isso, mas como não sei a reação química que acontece, prefiro passar longe 😉 Esmalte decantado eu acredito que não tenha problemas, porque… Leia Mais »

Nos Émaux

Estava pra fazer um post sobre isso, até porque sou adepta dos esmaltes vencidos. Mas depois desse, desisti. Você disse tudo, Jake!
Uso esmalte vencido quando a cor, cheiro e consistência está boa. Mas evito sempre usar esmalte vermelho. Tipo, se na validade já mancham minhas unhas horrores, imagina vencido? Tenho medo 😛 Só não os jogo no lixo porque costumo usar pra carimbar, haha.
beijos, Gi

Ariadne

Oie…Adorei esse post, mega útil :)!!!
Sempre tive essa dúvida, e algum tempo atrás fui jogar alguns esmaltes tbm não sabia aonde jogar nem como… Joguei no reciclável mas com os vidrinhos cheios…

Helen Bezerra

Postagem perfeita amiga!!
Adorei e super recomendo!
Beijos

Patricia

Adorei as dicas…eu tbm só jogo fora se percebo que o esmalte está alterado,estando fora da validade ou não!!! Afinal nossa relação de amor com esses vidrinhos é tão grande que não dá pra ir se desfazendo assim né…kkkkkkkkkkkk
E confesso que sou dessas que (as vezes) abre os vidrinhos,não sabia que tinha problema,achei que fosse um direito meu,pois ja aconteceu de comprar esmalte e ele vir com o pincel “descabelado” então eu comecei a abrir pra ver!!!!
Mas foram poucas vezes!!!!
Beijos

Leandra Gomes

Perfeito seu post, sempre tive duvidas se deveria usar ou não. Já joguei muitos esmaltes fora mesmo sem estar vencido, mas porque notei uma alteração na formula e também na cor, e também já joguei alguns que estavam em perfeito estado, mas que, por esta com o prazo de validade vencido preferi não usar (confesso que tenho um pouco de medo de usar produtos vencidos) mas agora vou dar mais uma chance para os coitadinhos, rsrs…

Bjossss Jake

Nanda

Ótimo post! Eu sempre usei esmalte fora da validade e até hoje meus dedos não caíram..kkkkkk.
As dicas do post são mega úteis.
Bjos
Nanda
essatalvaidad.blogspot.com.br

Estou seguindo no instagram

Jennifer

Achei muito leal essa matéria

Camis Faria

Adoreiiii…e nunca mais vou abrir o vidrinho do esmalte pra ver a cor hahahahah admito eu sempre fazia isso! bjos

Rebeca

Muuuuito bom o post!!! Tenho muitos esmaltes vencidos e estava na dúvida do que fazer com eles… Mais de 90%, pra não dizer quase todos, estão em perfeito estado ainda e pasmem… alguns ainda no blister!! Parabéns pelo post e vou usar sem tanto medo meus esmaltes… hehehe

Sandra Andrade

Jake, Boa tarde! Tudo bem? Parabéns pelo post! Muito bom! Confesso que eu fico bastante irritada quando vejo uma pessoa abrindo vidrinho de esmalte em uma loja. Acho um tremendo desrespeito com os demais consumidores. Fico a ponto de falar com a pessoa, mas geralmente recuo, para evitar encrencas, preferindo falar com a vendedora ou não comprar mais esmalte naquela loja. Opto pelas lojas que colocam um pequeno cartaz, com dizeres como “Não abra os vidros de esmalte”. Isso freia a ação dos consumidores sem noção a que me referi acima. A ANVISA deveria intervir e obrigar todas as empresas… Leia Mais »

Mara Islanne

E quando vc compra os esmaltes pela internet e a loja te manda com a validade perto do vencimento? Poxa, se eu fosse comprar pessoalmente jamais pegaria um que fosse se vencer daqui ha alguns meses. Pensei em ir atras, mas imaginei que so iria me irritar. 🙁

Sabrina LIma

Adorei, as dicas , muito boas.

josiane

Nossa eu ficava com medo de usa os esmaltes vencidos..hoje mesmo tirei mas de 50 pra jogar fora ..mas vou rever e.tirar alguns q esta com aparencia boa ..obrigado pela dica. .

virginia

Ai….Amei o post achei 3 esmaltes vencidos q amo e estão ótimos!!!
Obrigada por compartilhar conosco!
bjuu

junia

Amei o postei ,gostei e esclareceu todas as minhas duvidas

alexandra

Eu não tenho o costume de usar esmalte nas unhas, mas como no momento consegui deixar que as unhas crescessem acabei de usar um esmalte vencido. A consistência parece boa, mas o cheiro do solvente exalou forte assim que abri o vidro, não sei se senti o cheiro forte porque não sou habituada ou porque é assim mesmo.

Telma

Adorei!

Ana

Eu uso esmalte vencido sim , se estiver em bom estado é claro!! Mas uma dica q tenho é usar antes uma boa base (dentro do prazo de validade) ae o esmalte não tem tanto contato com a unha!! 🙂

Taynara maria

olá sou manicure , amei seu site .
ele ja esta adicionado nos favoritos 😉 <3
amei essa dica pois estava em dúvida .

mirian nogueira de queiroz

Meninas boa noite eu faço artesanato e uso esmaltes já vencidos para fazer mosaicos se alguma de vcs quiserem doar os esmaltes vencidos ou ate mesmo usados , por favor eu aceito.

bjoss e obrigada

amanda melo

oiiiii queria saber porque meu esmalte ele venceu 04-2015 e hoje e 06-2015 e ele e muito lindo sera que ainda posso usar ele??? espero minha resposta bjcas

Tauany

Oi. Comprei uma base fortalecedora da Sally Hansen, porém na embalagem diz que o prazo de validade é até o mês seguinte. Estou na duvido se troco a base por uma com prazo de validade maior ou se fico com essa mesmo. Será que ela vai fazer o mesmo efeito mesmo fora do prazo?

Babi Carvalho

Olá !
Adorei muito essa resenha de vocês, achei que vocês conseguiram passar informações muito úteis e de extrema utilidade. Eu fiz referência a vocês do meu post desse assunto:http://www.blogoosferando.com.br/2015/08/e-preciso-desapegar.html?showComment=1440355829475&m=1
( eu fiz referência e não plagiei, mas caso se incomodem com a referência entre em contato que eu retiro)
Obrigada por passar a informação sobre como descarta os esmaltes antigos.
Att,
Babi Carvalho

Sofia

Quer dizer que se a pessoa usar esmalte no espaço, ela pode ficar usando forever? 😀

Bárbara

Meu esmalte, olhando por fora, tem uma parte branca(ele é rosa) e a validade é de 2014. Ainda posso usar?

Quer hospedar seu blog no meu servidor?

Mande um email para blog@jakebadulake.com.br

ou clique aqui para entrar em contato!